quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Campus Party Brasil 2010

No dia 30 de Janeiro de 2010 eu fiz uma apresentação no Campus Party Brasil sobre a liberação da exploração espacial num modelo de conhecimento livre. A resposta foi muito positiva e muita gente passou a me seguir no Twitter, que ainda uso muito pouco. Daí resolvi criar esse blog para registrar meus pensamentos sobre esse tema e sobre assuntos relacionados com a exploração espacial em geral.

Clique aqui para baixar a apresentação no formato PDF (848KB)

Fique ligado, sempre que puder vou atualizar o blog. Abaixo, uma foto em que apareço com alguns participantes e organizadores do evento:




Video da apresentação:




Abaixo um video que produzi com imagens do evento:

2 comentários:

  1. Bom Dia Marco,

    Parabéns pela palestra, foi realmente muito interessante. Pensava que essa idéia de ter uma cidade no espaço era só coisa de filme, mas você nos mostrou que isso é idealizado por várias pessoas da NASA e estão analisando sobre a viabilidade de construir com o próprio material espacial ou em levar o material aqui da terra. Muito interessante também a abordagem que fez sobre os computadores utilizados lá, que são feitos com material especial para suportarem a ausência de gravidade. Gostei também quando você perguntou o que nos motiva, e no caso apresentou o sonho de construir uma cidade no espaço. Seu exemplo da EVA também foi incrível, mostrou que a internet pode beneficiar muitas pessoas, atraves da inclusão social e ensino á distância.

    O fato de você ter nascido em Governador Valadares(interior de Minas Gerais, cidade onde moro) me surpreeendeu, pois você chegou muito longe.

    Cheguei aqui na cidade espalhando: Gente! Tem um engenheiro da NASA que nasceu aqui, e nem é preciso falar o "Nooossa!" que o pessoal falou.

    Mais uma vez, PARABENS!

    Estarei sempre acompanhando seu blog, já está add nos favoritos.

    Janynne Gomes
    @DevNetGomez on Twitter
    Blog: www.jannygomes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Janynne, obrigado pelos comentários.

    Um esclarecimento sobre a questão do efeito de radiação cósmica em circuitos eletrônicos: é a atmosfera da Terra e seu campo magnético que defletem a maior parte da radiação cósmica. Por isso nós humanos conseguimos sobreviver aqui na Terra. No caso de circuitos eletrônicos, estas particulas inonizadas que viagem em alta velocidade penetram nos circuitos e criam energia que danificam ou alteram as características dos mesmos. O resultado é a falha do circuito eletrônico, temporariamente ou definitivamente.

    Os componentes eletrônicos enviados ao espaço são então protegidos contra radiação cósmica. Este é um processo muito difícil e caro que muitas vezes impossibilita o avanço da tecnologia computacional no espaço na mesma razão que avança aqui na Terra.

    O meu trabalho na NASA é exatamente nesta área, estudando tecnologias computacionais de alto desempenho para serem utilizados no espaço.

    Bom saber que você gostou da apresentação... vou procurar falar mais sobre o assunto da colonização do espaó aqui no blog... volte sempre!

    Marco

    ResponderExcluir